Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamentos, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso, o respeito a essa divercidade deve permear as relações cotidianas.
É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social.
Um ensino que segue a linha ' diálogo - ação - compreenção - participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais , já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
A condição para que a escola sirva aos intereces sociais e garantir a todos um bom ensino. isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.
Entendida nesse sentido. a educação é uma das mediações pela qual o aluno, por intervenção do professor e por sua própria participação ativa, pasa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a uma visão organizada e unificada.
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da socialização organizada e ativa da democratização da sociedade.
Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade sicial, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com oe intereces dos alunos e que estes possam recinhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.
Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de JEAN PIAGET e MARIA MONTESORI, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica sequencial do mesmo na vida escolar do aluno.
Com inspiração na pedagogia psicogenética de JEAN PIAGET e nas propostas aducacionais de MARIA MONTESSORI, buscamos a integralização da criança atravás do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
MATERIAL
Nessa fase, visamos explorar atividades que desenvolvam a criança fisicamente, socialmente e psicologicamente, estimulamos a linguagem oral através de histórias, dramatização e brincadeiras, respeitando, sempre, as diferenças individuais de cada um.
JARDIM I
Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação especial, da organização temporal, do ritimo, da coordenação viso-motora, além de, buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.
JARDIM II
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança através de uma revolução harmoniosa nos aspectos biológicos, físico-motor,cognitivo e afetivo-emocional, dando realce à coordenação motora e ao preparo para a escrita ( período preparatório ).
Buscamos o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação e ampliação do pensamento. Temos a preocupação com a pronúncia correta dos fonemas ( prontidão para a alfabetização ).
Procuramos desenvolver conceitos básicos de cidadania, respeito mútuo, cooperação e colaboração com os colegas e todos os funcionários da escola, bem como a importância e o cuidado com a natureza. através de conceitos básicos e material concreto buscamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.
PRÉ
Nessa fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Estabilizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as familias silábicas.
visamos o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas.